sábado, 7 de agosto de 2010

Moda anos 50

Com o fim dos anos de guerra e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50 se tornou mais feminina e glamourosa, de acordo com a moda lançada pelo "New Look", de Christian Dior, em 1947. Metros e metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido, bem amplo e na altura dos tornozelos. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias.
Essa silhueta extremamente feminina e jovial atravessou toda a década de 50 e se manteve como base para a maioria das criações desse período. Apesar de tudo indicar que a moda seguiria o caminho da simplicidade e praticidade, acompanhando todas as mudanças provocadas pela guerra, nunca uma tendência foi tão rapidamente aceita pelas mulheres como o "New Look" Dior, o que indica que a mulher ansiava pela volta da feminilidade, do luxo e da sofisticação.
E foi o mesmo Christian Dior quem liderou, até a sua morte em 1957, a agitação de novas tendências que foram surgindo quase a cada estação.
Modelo de vestido de popeline para festas, publicado em 18 de novembro de 1956, na "Folha da Manhã"
Modelo de cinta-vespa de náilon, publicado em 5 de outubro de 1952, na "Folha da Manhã"
Modelo de tailleur em tweed de algodão, publicado em 25 de novembro de 1956, na "Folha da Manhã"
Modelo publicado em 6 de outubro de 1957, na "Folha da Manhã"
Modelo composto por pulôver listrado e saia de jérsei, publicado em 6 de abril de 1958, na "Folha da Manhã"

Nenhum comentário:

Postar um comentário