segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dia 26 de dezembro - Dia da Sagrada Família!!!

Sagrada Família!!!

Uma família que se nos apresenta com três membros: Jesus, Maria e José. Estes nomes revelam a intensidade de santidade de seus membros: Jesus – Deus entre nós; Maria – a cheia de graça; José – o homem justo. Uma família sagrada, colocada como protótipo e modelo para nossas famílias.

A celebração nos apresenta a Sagrada Família como modelo para as nossas, e nos convida a recuperar os valores de uma família verdadeiramente cristã, marcada pelo amor, pela fidelidade e pelo casamento indissolúvel. Ela deve ser uma comunidade de fé e de oração, chamada a ser defensora e promotora da vida.

A exemplo de José e Maria, os pais são chamados a desempenharem bem a missão que Deus lhes confiou: “os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos filhos. Dão testemunho desta responsabilidade em primeiro lugar pela criação de um lar onde a ternura, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço desinteressado são a regra. O lar é um lugar adequado para a educação das virtudes. Esta requer a aprendizagem da abnegação, de um reto juízo, do domínio de si”.

A família tem sua origem no amor, e dele hão de depender sua sorte e seu destino. Merece ser definida como a “mais bela comunidade de amor”; para isso foi instituída, e assim deve permanecer.

O contributo da família para a renovação da sociedade atual, deve ser a promoção da vida e da missão da igreja hoje, para educação especialmente moral e religiosa das pessoas.

O Padre Kentenich assim descreve o genuíno amor: “o que entendemos por verdadeiro amor não é a busca de si, nem a sensualidade baixa e apaixonante. Não, não! È o estreitamento com um tu pessoal, humano ou divino; portanto o amor não descansa até conseguir a fusão, a troca e a complementação dos corações. ”

Marcus e Ângela

Pastoral Familiar.











Nenhum comentário:

Postar um comentário